Múltiplos efeitos do probiótico LcS

• L. Shirota

Ensaio clínico com LcS em crianças vietnamitas

Escrito por: Adenilde Bringel

Um grupo de cientistas do Vietnã desenvolveu um ensaio clínico para analisar a eficácia do leite fermentado com Lactobacillus casei cepa Shirota (LcS) na incidência de constipação, diarreia, infecções respiratórias agudas (IRA) e no estado nutricional de crianças vietnamitas. O estudo envolveu 1.003 crianças e foi o primeiro realizado no Vietnã com um grande número de participantes, assim como investigando múltiplos efeitos do probiótico LcS.

A diarreia é a segunda causa de morte na infância, levando a óbito cerca de 1,2 milhões de crianças com menos de 5 anos de idade por causa da desidratação e da deterioração do estado nutricional. Além disso, a desnutrição resulta em IRA, diarreia e atraso no desenvolvimento motor e intelectual em crianças. “Isso continua desafiador no Vietnã, onde a causa de morte atribuída às IRA varia de 10% a 20%”, detalham os autores.

O ensaio de campo controlado foi realizado com crianças com idades entre 3 e 5 anos na província de Thanh Hoa. O grupo probiótico (com 510 crianças) consumiu um frasco de 65 ml/dia de leite fermentado contendo LcS durante 12 semanas, enquanto o grupo controle (493 crianças) não ingeriu o produto. A incidência de constipação, diarreia, IRA e antropometria foi determinada no início do estudo, após a intervenção de 4, 8 e 12 semanas e depois do período de acompanhamento de quatro semanas.

Os cientistas constataram múltiplos efeitos do probiótico LcS. Primeiramente, a bebida probiótica diminuiu a incidência de constipação após o período de intervenção de 12 semanas. Ademais, houve uma tendência a diminuir a incidência de diarreia e de prevenir a ocorrência de IRA, quando comparado com o grupo controle.

O ganho de peso foi maior no grupo probiótico após 4, 8 e 12 semanas de intervenção e após o período de acompanhamento de quatro semanas. “Dessa forma, o estudo conseguiu demonstrar que a ingestão diária de leite fermentado contendo LcS pode ser benéfica para as crianças vietnamitas”, relatam os autores.

O ensaio clínico foi aprovado pelo Comitê de Ética do Instituto Nacional de Nutrição do Ministério da Saúde do Vietnã e conduzido de acordo com o código de ética da Associação Médica Mundial (Declaração de Helsinque). O estudo ‘Efficacy of probiotics on digestive disorders and acute respiratory infections: a controlled clinical trial in young Vietnamese children’ foi publicado em 2020 no European Journal of Clinical Nutrition – DOI: https://doi.org/10.1038/s41430-020-00754-9. 

Cepa é bem conhecida 

O Lactobacillus casei Shirota é uma cepa probiótica bem conhecida que tem sido usada comercialmente para produzir leite fermentado pela Yakult há 89 anos. Desse modo, centenas de cientistas já estudaram vários aspectos dos efeitos do LcS ao longo dessas últimas oito décadas. Por exemplo, a sobrevivência do LcS no trato gastrointestinal já foi validada em ensaios clínicos realizados em todo o mundo, incluindo o Vietnã, juntamente com seus efeitos benéficos na constipação.

Além disso, os cientistas afirmam que podem ser esperados efeitos benéficos do LcS no estado nutricional das crianças, com base em relatórios de estudos anteriores. Só para ilustrar, a cepa tem a capacidade de prevenir disfunções gastrointestinais causadas por microrganismos infecciosos ou induzir ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) por bactérias comensais e probióticas nos intestinos. Dessa forma, também pode ser usada ​​como fonte de energia pelo hospedeiro.  

Preocupação mundial 

Dentre as metas dos Objetivos Globais de Desenvolvimento do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde (OMS) está reduzir os problemas de saúde e a mortalidade em crianças menores de 5 anos de idade. De acordo com a OMS, a infecção respiratória aguda é responsável por um terço das mortes de crianças no mundo a cada ano. Da mesma forma, a incidência de constipação funcional em crianças varia de 0,7% a 29% em países desenvolvidos e em desenvolvimento, com fatores de risco como estresse psicológico, hábitos alimentares perturbados e maus tratos infantis.

DIREITOS RESERVADOS ®
Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização da Companhia de Imprensa e da Yakult.

Matérias da Edição

• Mais sobre L. Shirota